Saúde
Você tem medo de dirigir? Saiba que isso tem solução – Por “Bruno Bitencourt”
Compartilhe:
Você começa a suar excessivamente, sente nervosismo, boca seca, enjoo, tontura, tremores, uma moleza nas pernas e uma onda de adrenalina se espalhando pelo corpo somente por pensar em dirigir? Pois saiba que isto é mais comum do que você imagina.
Para algumas pessoas dirigir um veículo pode ser algo natural, que pela praticidade e necessidade da vida cotidiana, já faz parte da rotina. Mas para outras pessoas, o fato de pensar em ligar o carro e tirá-lo da garagem, já é um fator paralisante, que priva a pessoa de sua liberdade de locomoção e muitas vezes a torna dependente de outra pessoa que dirija por ela, de táxis ou aplicativos de transporte e até mesmo de transporte público.
Segundo a ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com o medo de dirigir, a amaxofobia. Sendo que 80% destas pessoas são mulheres já habilitadas, que conforme pesquisa realizada alegam que o principal motivo é o fato de serem xingadas no trânsito e serem criticadas até mesmo por seus parceiros.
Mas, é possível perder o medo de dirigir? Continue lendo este artigo e confira!
Como surge o medo de dirigir?
O medo é um processo natural que a mente humana utiliza para proteger a pessoa de algo desconhecido, mas que nem sempre representa um perigo real. E o medo de dirigir surge deste mesmo processo e pode ser desencadeado por diversos motivos.
Uma pessoa com medo de dirigir se sente incapaz de conduzir o veículo adequadamente, preocupa-se com a possibilidade de perder o controle do carro, de deixar o carro morrer, sofre com pensamentos de que pode atropelar alguém ou de ser vítima de um acidente, tem medo da violência no trânsito, entre outros fatores. Assim, para se proteger de um “perigo” que sua mente acredita ser real, ela prefere não dirigir, para não se expor a estas situações que poderiam lhe causar danos.
Mas de onde vem este medo?
Ele pode ter sua raiz em diversos fatores, como por exemplo:
- Ter assistido ou se envolvido em algum acidente no passado;
- Ter a sensação de falta de conhecimento e inexperiência na condução do carro;
- Enfrentar congestionamentos com frequência;
- Ter presenciado alguma briga de trânsito;
- Ter sido alvo de grosserias e piadas enquanto aprendia a dirigir, principalmente por pessoas próximas;
- Ter sido orientada na autoescola por um instrutor muito rígido e/ou ríspido;
- Sofrer com ansiedade e conviver com pessoas extremamente ansiosas e preocupadas em relação aos perigos do trânsito.
Estes fatores podem levar a pessoa a desenvolver traumas, que por sua vez se tornam gatilhos que desencadeiam a aversão a veículos e a dirigir, mantendo a pessoa afastada desta atividade, o que para sua mente faz todo o sentido, já que assim ela acredita que está protegendo-a de perigos. Entretanto, não são somente os fatores listados acima que podem desencadear o medo de dirigir, ele pode também estar associado a alguma outra experiência traumática da pessoa, até mesmo de sua infância, e que nada tem a ver com dirigir, mas que sua mente associou à esta atividade e por consequência desenvolveu-se o padrão de bloqueio.
Isso mesmo, traumas de infância podem ser o fator desencadeador do medo de dirigir!
Mas calma, isso tem solução…
Primeiramente será necessário ter coragem e muita força de vontade para vencer este medo, pois você precisará mostrar para sua mente que este medo não é mais necessário.
Há algumas medidas que podem ser úteis no controle da ansiedade e no desenvolvimento da autoconfiança necessária para enfrentar o medo de dirigir. A seguir listarei as cinco mais importantes:
- Pratique em horários e locais tranquilos: praticar é uma ótima maneira para superar sua insegurança em relação ao veículo, diminuindo sua ansiedade e aumentando sua familiaridade com o funcionamento do carro e o ato de dirigir em si. Comece praticando por alguns minutos, em dias, horários e locais tranquilos, como uma manhã de domingo pelo seu bairro por exemplo, e aos poucos vá aumentando o tempo e a distância que percorrerá neste treino. É importante neste início que você não vá sozinho!
- Escolha bem seu acompanhante: praticar é importante, mas tão importante quanto praticar é escolher bem seu acompanhante! Essa pessoa precisa te ajudar a manter a calma e o foco durante a prática de direção, portanto é importante que ela seja paciente e que principalmente queira verdadeiramente te ajudar a vencer seu medo de dirigir, pois críticas, impaciência e estresse não ajudarão em nada esse processo.
- Pense positivo: foque seus pensamentos em coisas positivas, como conseguir dirigir perfeitamente e chegar ao destino pretendido, bloqueando todos os pensamentos negativos e sabotadores que vierem à sua mente, vale colocar uma boa música que te ajude a relaxar e a se concentrar neste momento.
- Valorize suas conquistas: é importante que você celebre cada pequena vitória, pois é um estímulo positivo para que sua mente continue a percorrer esta trajetória de superação.
- Busque ajuda profissional: se você já tentou praticar as dicas acima, mas ainda não conseguiu superar o medo de dirigir, considere buscar ajuda profissional. Há algumas opções que você pode considerar, como fazer algumas aulas com empresas especializadas para pessoas habilitadas, procurar um psicólogo ou hipnoterapeuta. Aqui no Instituto MindControl, temos profissionais especializados em tratamento de fobias, que inclui o medo de dirigir. Através da hipnoterapia é possível modificar essa programação mental que desenvolve o medo de dirigir. Saiba mais sobre nosso tratamento para fobias e agende já uma consulta.
Você não nasceu com medo de dirigir e, portanto, não precisa passar toda sua vida sofrendo com ele. Seja qual for a sua situação, se você tem medo e não consegue dirigir, saiba que pode vencê-lo e retomar o controle da sua vida.
“Tudo o que você deseja está do outro lado do medo.”
Assessoria